Palestras

Palestras (50 minutos):
Palestra abertura:  Prof. Wagner Vendrame (University of Florida)

 

Criopreservação: Prof. Ricardo Tadeu De Faria (Universidade Estadual de Londrina)

 

Mercado de Orquideas no Brasil e no mundo

A palestra sobre mercado de orquídeas no Brasil e no mundo será ministrada pelo  Patologista Clínico Cesar Augusto da Silva Wenzel, que atualmente é Presidente do Orquidário Rioclarense Ltda, empresa produtora de orquídeas e ex-vice-presidente da CAOB (Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil). Cesar Wenzel é sócio fundador da ACW (Associação da Cattleya Walkeriana) no Brasil e no Japão. Wenzel é palestrante experiente em vários eventos nacionais e internacionais sobre orquídeas.

Novos cultivares do gênero: Phalaenopsis

A palestra sobre novos cultivares do gênero: Phalaenopsis será ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Sérgio Shoji Yanagisawa formado pela ESALQ-USP. Sérgio Yanagisawa é consultor especializado na produção comercial de orquídeas e autor do livro Cultivo Moderno de Orquídeas: Phalaenopsis e Cultivo Moderno de Orquídeas: Cattleya e seus híbridos.

Substrato
A palestra sobre Substrato será ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Miguel Iannone Junior. Miguel Iannone é formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Universidade de São Paulo) e atualmente é Diretor Comercial na Amafibra, empresa brasileira que trabalha na produção de substratos agrícolas e florestais a base de fibra de coco. Dentre suas especialidades, Miguel Iannone possui vasto conhecimento em substratos agrícolas e florestais, MKT, nutrição de plantas e fertilizantes.

 

Propagação in vitro e domesticação de orquídeas: Prof. Dr. Ricardo Farias (UEL-PR)

 

Pragas em Orquí­deas: Eng. Agrônomo Vasco Luiz Altafin (UNIPINHAL-SP)

 

Fisiologia e conservação pós-colheita de orquídeas: Prof. Fernando Finger (Universidade Federal de Viçosa)

 

Bioestimuladores para orquídeas: Eng. Agrônomo Vitor Hugo Artigiane (Valagro)

 

Aclimatização de plântulas obtidas in vitro: Prof. Moacir Pasqual (Universidade Federal de Lavras)

 

Produção comercial de Orquideas exóticas: Lúcia Morimoto (Produtora)